JOSÉ AFONSO
83 ANOS
AVEIRO, 2 DE AGOSTO DE 1929 — SETÚBAL, 23 DE FEVEREIRO DE 1987
JOSÉ MÁRIO BRANCO,
SOBRE JOSÉ AFONSO
“Veio, de menino de oiro pela mão, acordar a madrugada. E fez mais, às vezes, uma só canção do que muita panfletada” .
Nos depoimentos que frequentemente são produzidos acerca do Zeca Afonso acaba sempre por haver uma tendência para destacar as riquezas, sem dúvida apaixonantes e essenciais, da sua imensa personalidade. Tal facto dever-se-á por certo à clara transparência da sua prática de vida e à naturalidade com que punha, no mais quotidiano gesto, todo o sentido dos valores que respirava – numa palavra, o exemplo que foi todo o seu percurso como cidadão, companheiro e artista.
Num país (e numa época) em que, por força da opressão, a criação – frágil e livre – se viu obrigada a alistar-se nos exércitos da utilidade social, é de esperar que se repare mais na luminosidade do exemplo do que na genialidade intrínseca da obra.
Mas José Afonso – a par de Ferré, Brel, Yupanqui, Dylan ou Chico Buarque – é um dos poucos autores/intérpretes que, no nosso século, provaram que a forma musical “canção popular” ultrapassa muito o estatuto de arte menor e atinge os mais altos níveis de qualidade estética poético-musical.
Diga-se, em abono da verdade, que o próprio Zeca Afonso nunca apreciou muito que se puxasse para este campo o debate sobre a sua obra. Sempre cuidando (e com que mestria!) os aspectos formais as suas canções, ele sobrelevava sistematicamente a sua potencial utilidade para as pequenas e grandes causas da Humanidade. Sentia-se mais à vontade na pele de testemunha activa do seu tempo do que na de um poeta prospector de eternidades. Certamente por saber, como sempre souberam os grandes, que os “aspectos formais” não são assim tão meramente formais, e que é sempre do solitário combate contra a matéria que acaba por nascer o sentido da obra criada.
O gesto criativo de José Afonso era, à primeira vista, espontâneo, simples, quase primitivo e orgânico. A balada coimbrã – matriz de origem, ela própria radicada no cancioneiro tradicional beirão e açoriano – foi o veículo formal de um poderoso assumir das suas raízes poético-musicais. Anos mais tarde, a vivência africana provoca-lhe uma verdadeira explosão de formas melódicas, rítmicas e tímbricas, e – talvez mais que tudo – da função musical da palavra cantada.
O chão desta fonte de música era a sua profunda cultura humanística, assimilada e vivida. Praticar a liberdade dá asas à criação, eis o que a vida e a obra do Zeca nos ensinam.
A obra de José Afonso, no seu todo, é um património fundamental da cultura portuguesa deste século. Fonte inesgotável de propostas, de caminhos possíveis, limiar de contacto directo com as sombras da nossa identidade de povo antigo e perdido. E, tal como a todo o nosso património, essa obra vive no perigo permanente de lhe acontecer o que vi, não há ainda muito tempo, numa praça de Lisboa: uma belíssima vivenda pombalina disfarçada de loja de “hamburgers”.
Começam a abundar, por aí, deploráveis sinais de um aproveitamento bastardo e oportunista do seu génio.
Que não se cansem de nascer as fontes onde o Zeca foi beber.
CANÇÕES HISTÓRICAS
POEMAS ESCRITOS NA PRISÃO DE CAXIAS
PROSEMA I
Com a devida vénia me reparto junto do tampo de mármore meu secretário tão certo. Desde quando deixara eu de ouvir esta palavra? Logrei substituí-la numa manhã óptima mas não esta em que a mola salta reprimida sabe-se lá donde, algures na hipófise. Na confraria dos reclusos outras quimeras se aventam como Sol, Mãe, Amada, até que o tempo nosso inimigo se distancie e no abandone por instantes. A laje já sobre a qual o papel branco me obedece sem que o habitem outros sinais, pequeninos veios avolumem-se em áreas mais densas, configurando pássaros de porcelana chinesa. Afundo-me neste fundo para descobrir-lhes um sentido, branco, amarelo, de novo branco, cada centímetro um fuso de seres minúsculos, buscando reorganizar-se, perder-se, reagrupar-se.
De anacoreta nada tenho, só de multidões entre Cacilhas, Piedade e o Barreiro. E Campo de Ourique, que digo! A minha mão move-se, o pensamento pára, descubro as uvas pendentes como se fora Verão e o Sol ferisse como se olhara de frente. Nem um ruído de pássaros habituais junto à janela nos veio dar os bons dias, o funcionário impreterível virá à hora impreterível. Muito longe fora de portas um galo ou a sua ausência. Tenho uma toalha, um guarda-fato, uma cama. Apalpo os objectos, configuro-os às mãos acostumadas, sento-me. Lobrigo desejos; nas veias corre sangue sem mácula devolvido à força que o agita. Chamo a mim a reserva inesgotável de Alegrias, a raiva dos oprimidos, a bondade de um homem simples com quem, às portas de Arraiolos, me embebedara num dia de sol e serra.
*
PROSEMA II
Para iludir a dúvida, privados de equipagens, nenhum dos habituais pontos de referência vem em meu auxílio. Procuro um ancoradouro distante, fora do estreito mundo em que me movo. Inútil: bichos, objectos minúsculos, paredes brancas pontilhadas, o botão da campainha à minha esquerda. A memória retira-me a sua cobertura instantânea. Tento galgar esta padiola dentro da minha cabeça e daí lançar-me à desfilada sobre uma estepe daninha ou cair do alto da montanha onde guardo o meu ninho de águias. Digo-vos que só pretendo A Grande Casa Alugada da Minha Infância, o vapor ronceiro em que apenas um velho missionário se lembrara de que uma criança existia. O velho desapareceu inesperadamente num pequeno porto do Zaire e deixou-me só.
*
PROSEMA III
Querida Joana:
Como sabes eu estou preso mas também não sou um homem mau. Viste como foi. Não sejas rabugenta e ajuda o Pedro. Se ele estiver birrento lembra-se que ainda é um bebé e tu mais crescida que ele. O que eu não gosto é que sejas egoísta porque é muito feio. Se algumas das tuas amigas querem tudo para elas deixa lá. Elas fazem mal mas tu não. Explica-lhe que não devem ser egoístas. Tem cuidado com os sugos e outras porcarias iguais porque podes ficar sem dentes. Depois, mesmo que os queiras ter já ninguém te os pode pôr. Ficas como os velhinhos. Alguns deles tinham a mania de comer guloseimas, gelados e caramelos. E também chocolates.
Eu lembro-me muito de ti e do Pedro. O Zé ainda não cortou as barbas? Diz à Lena que eu não gosto que ela seja desarrumada. Todos têm que ajudar a mãe e a Dina.
Muitos beijos do
Zeca Pai
Caxias, 13-5-1973
Caxias, 13-5-1973
OUTRA VOZ
Outra voz outra garganta
Outra mão que se estende à que tombara
Uma fagulha num palheiro acesa
Ó meus irmãos a luta já não pára
*
CALAI O CANTOCHÃO
Calai o cantochão
Diz o amigo sapo
Fato de ser trapo
E em toda a parte se ouvia
Um coaxar que afligia
Mas então
Para matar a peçonha
Há que perder a vergonha
E à noite
Pela lua cheia
Chora a galinha do mato
Farte de ser freira
*
INVENTÁRIO
Teu bico rosa
Faz negaças à prosa
pata branca bico aberto
Saltitando recto
e eu dentro
quadriculado
com os olhos ao lado
Um púcaro faz inveja
Á sede que se deseja
Mas há mais
há uma mesa
e a sobremesa
de branco
Ó casas ó pálidas fortunas
Abertas todos os dias
às ruas
à vida frouxa que anseia
fala estrebucha baqueia
Quem se viu terra dormida
Flor cortada?
A que mais goza
É a rosa
HÁ UMA LUZ PURA CIMEIRA
Á uma luz pura cimeira
Neste invólucro ao meio dia
Avessa a qualquer guarida
Uma centopeia
Na estreiteza da sala
Trepa às paredes do dia
Digamos vento granizo
Algum sinal de verdade
Que venha portas adentro
Despertar esta vaidade
Mas sempre na manhã fresca
Só o silencio acordava
Só um murmúrio sentia
Há um luz pura cimeira
Neste invólucro ao meio dia
*
DESTA CANÇÃO QUE APETEÇO
Desta canção que apeteço
À espera do Maio ido
Chega-me agora um trinado
Do outro lado do rio
Quisera ser rio ou ave
Cair no chão que estremeço
Para cantar à vontade
Esta canção que apeteço
Esta canção a meu gosto
Vinda pela madrugada
Sai da garganta da gente
Aos magotes pela estrada
*
A FALINHA MANSA
A falinha mansa
Do homem do olho pardo
É um subúrbio de valsa
Nada indica de que lado
Sopra o vento ou o contrário
Digo: bom dia leopardo!
Torno-me bom camiseiro
Mas a pupila do homem
É melhor que um faroleiro
Um minuto por engano
Porta vestida de pano
*
A MÃO ENTRE O CREPITAR
A mão entre o crepitar
De prata em forma de cunha
Fez o formato da cara
Mas não são bolas de pão
São pedacinhos de queijo
Que as ratas buscam e cheiram
Na minha imaginação
Não lhes peçam mais casulos
Com esse olhar de cereja
Sejamos bichos avaros
Deitemos fora o cotão
Dos pedacinhos de queijo
Nascem bolas de sabão
*
A MEIRIM
À sombra do que está
Há quem incline a cabeça
Há quem na vertical
Diga que sim não está mal
Minha tia era
Dessa razão
Dizia humilde contrita
Não subas
Ao parapeito de Judas
E o vendilhão era recto
Não pretendia ser mais
Que um funcionário correcto
Pois na Instrução
O César tinha razão
Só não tinha a tia dele
Verdade diga-se
E sede
Da pura apocalíptica
Depois quem lhe fez a cama
Foi um menino de mama
*
Estão livre de perigo os homens ocupados
Fora de tromboses e astenias
Assente nas ombreiras
Dos homens da rua
A cidade flutua
Mas há quem padeça ao vivo
De azia papéis selados
Bilhetes de lotaria
Bombons de todos os dias
Estão livres de perigo os homens fáceis
De gestos livres conta-corrente chuveiro
Gambrinos se houver dinheiro
Ó Portugal do meu lado
Para onde vais embarcado?
*
UM VELHO SOLUÇO
Um velho soluço
Traz-me o teu anexo
Priva-me dos braços
Quebra-me a infância
Livra-me do medo
Como as tartarugas
Quebra este silêncio
Anda alpergatas
E no entanto treme
Vive dos tentáculos
Digere peixinhos
Enche as algibeiras
E no entanto dorme
Namora as formigas
Foge como se
Soubera que o vento
Não pára fustiga
Não geme madraça
Ansiando por
Caminhos do mato
*
A DRUMMOND DE ANDRADE
(com a devida vénia)
Velho Drummond se te tivera
Junto de mim a esta hora
Em que o silêncio é uma ordem
E a solidão longa espera
Tu me prestaras teu verbo
Ou a tua mão estendida
Cheia dessa humanidade
Que alguma vez pressentira
Se alguma vez a entendera
Como agora
Lembrar-te Drummond amigo
Num território macabro
É como levares contigo
Um filho desnaturado
In:
José Afonso
Textos e Canções
Organização e Notas
J.H.Santos Barros
Assírio E Alvim
Abril de 1983
Abril de 1983
LINKS
25 ANOS COM ZECA AFONSO
http://www.viriatoteles.net/
E 25 ANOS SEM JOSÉ "ZECA" AFONSO
http://crebas.blogaliza.org/
Helena Langrouva
JOSÉ AFONSO E A POESIA POPULAR
PORTUGUESA CANTADA
BREVE SÍNTESE TEMÁTICA
De 1964 a 1977
http://triplov.com/helena/Zeca-Afonso/Poesia-popular/canto-popular.htm
http://cantoresintervencao.com.sapo.pt/ERAPOSO_OcantoeoCante.pdf
ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO
http://www.aja.pt/
PORTUGUESA CANTADA
BREVE SÍNTESE TEMÁTICA
De 1964 a 1977
http://triplov.com/helena/Zeca-Afonso/Poesia-popular/canto-popular.htm
EDUARDO M. RAPOSO
O canto e o cante, a alma do povohttp://cantoresintervencao.com.sapo.pt/ERAPOSO_OcantoeoCante.pdf
ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO
http://www.aja.pt/
Realização: Rui Mendes
Edição: Alexandre Relvão
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